Discurso de Jaime Thalles Reabertura do Frei Estanislau em 17/05/2013

 

Bom dia a todos e todas,
 
Hoje é um dia especial para cultura da nossa cidade e mais especial ainda para cultura em todas as suas formas de abrangência da nossa querida região, Teresópolis e Imbiruçu.
 
Há pouco mais de 100 dias chegamos aqui, nesse espaço com um proposito diferente, com uma perspectiva de trabalho diferente, que pudesse de certa maneira ser o elo de ligação com cada morador da nossa região. Nos deparamos, com um espaço fechado há alguns meses, e com algumas dificuldades já apresentada no vídeo que todos assistiram. De certa forma muitos desanimariam ao primeiro olhar, ao primeiro contato, mesmo já conhecendo esse local de outros tempos, mas isso não nos serviu de desculpas, de desânimo e muito menos de comodismo, foi como uma fonte para recarregar nossas baterias e colocar a mão na massa.
 
Chegamos uma equipe pequena com o desafio de transformar, melhorar e fazer do Centro Popular de Cultura Frei Estanislau, um espaço de todos para todos.
 
A fórmula foi distribuída em grande dose pelo nosso querido prefeito Carlaile e nosso querido Presidente Osvander, já conhecedores naquele momento das dificuldades administrativas e financeiras que o município atravessa, disseram em alto e bom som, SEJAM CRIATIVOS, BUSQUEM PARCERIAS, FAÇAM A DIFERENÇA! Passaram se 100 dias, tentamos mesmo com todos os desafios seguir a risca o conselho, e graças a Deus chegamos aqui, nessa manhã linda coroada de tantas presenças ilustres. A Funarbe e toda sua equipe, além de muro de lamentações, foram nosso porto seguro, nos escutando, contribuindo e nos ajudando em cada uma de nossas demandas. A comunidade, suas instituições, Ongs, entidades, pessoas anônimas e lideranças fizeram de nossa luta o desafio pessoal de cada um, e foi graças a cada incentivo, a cada mão amiga, a cada abraço, a cada doação, seja de trabalho, de materiais, seja na torcida, podemos hoje, a partir desse momento, criar novos sonhos e construir com TODOS E TODAS novas possibilidades.
 
O Gênio Walt Disney dizia: “Sonhos parecem coisas impossíveis” conseguimos transformar o sonho de uma pequena equipe no sonho de todos. Estamos seguindo a dica do saudoso Raul Seixas, “sonho que se sonha junto, é realidade”. E sabemos dentro dos nossos corações, de nossas almas que cada morador da nossa região também faz parte desse sonho, e graças a isso se formou uma corrente poderosa, que não tenho dúvida nenhuma, transformará esse espaço em celeiros de novos talentos, tornando-o um lugar por onde passará as maiores manifestações culturais da periferia de Betim.
 
Manter esse ambiente agradável, transformar esse local, cuidar desse espaço com carinho, como se fosse uma extensão de nossa casa, não é apenas uma tarefa da nossa equipe e dos nossos arte-educadores, será uma tarefa de cada um de vocês, moradores, gestores, lideranças, empresários e governo. Sabemos que não é uma tarefa fácil, é um trabalho árduo, que exigirá de cada um, pessoas publicas e anônimas, comprometimento, disciplina, organização e acima de tudo respeito e amor. Mas será com essas fórmulas aliada a nossa fé inabalável em Deus que vamos marcar de forma positiva nossa passagem na historia deste centro cultural bem como na historia dessas comunidades, o Teresópolis e o Imbiruçu.
 
A cada um de nós, coordenadores, professores, alunos e governo compete, o desafio de fazermos juntos com cada morador, um novo centro cultural dando um exemplo de participação, solidariedade, união, respeito e receptividade aos visitantes de outros lugares da nossa cidade e do nosso estado.
 
Que cada um que adentrar esse espaço a partir de hoje possa compartilhar conosco esse grande momento, possam se contagiar com o espírito do trabalho, da criatividade, da parceria, da coletividade, da solidariedade, da fraternidade e principalmente da PAZ.
 
Que o prazer em estar aqui, seja aluno ou funcionários possam estar acima de nossas vaidades pessoais, que o espirito de união, de família possa contagiar e fazer parte na vida de todos nós durante o tempo de convivência aqui.
 
Há cerca de um mês, recebi em meu e-mail uma resposta de um pedido a amiga e secretária de gabinete do Prefeito carlaile, Zizi Soares, logo abaixo ela dizia, “Carlaile está muito feliz, apesar de todas as dificuldades encontradas no município, mas disse que quem está à frente desse governo é muito maior que todos os desafios, pois a cada instante sentimos em nossa caminhada que esse governo será guiado por Deus” naquele momento, ao ler aquele e-mail, sentir ainda mais vontade de contribuir, de fazer parte desse novo tempo.
 
Às vezes abrimos mãos de nosso convívio familiar e até mesmo de nossa vida pessoal, mas o prazer de ver as coisas acontecendo, mudando para melhor, vale a pena cada segundo de nosso trabalho investido nesse novo tempo para Betim que começou em 1º de janeiro desse ano.
 
Queria dizer a cada gestor aqui presente, seja da administração ou de entidades.  É muito fácil fazer as pessoas felizes, basta um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um aperto de mão, um beijo, um abraço sincero. Recebam em seus locais de trabalho a nossa comunidade, os moradores de nossa cidade com amor, com atenção, como quem encontra nisto o motivo central de sua felicidade.
 
A você meu querido amigo prefeito, está mostrando mais uma vez que uma grande liderança, não é construída através de fofocas e mesquinharias, mas é construída com decisões e ações que vão de encontro à vontade de um povo, de uma comunidade, de homens e mulheres que buscam através das janelas da liberdade o caminho que leva a tão sonhada Felicidade.
 
Somos por vezes injustiçados, e outras invejados, mas saiba prefeito que esses sentimentos devem nos tornar mais fortes, serão como combustível na nossa longa caminhada em busca de realizações que possam fazer a diferença para cada morador, de cada rua, de cada beco, de cada casa dessa cidade maravilhosa que tanto amamos.
 
Como disse Bertolt Brecht:
 
“Há pessoas que lutam por um dia, e essas são boas, há pessoas que lutam por muitos anos, e essas são melhores, porém há os que lutam por toda vida, esses são imprescindíveis.”
 
Essa é a maneira mais simples, de dizer que não se pode jamais desistir de um ideal, de um sonho.
 
Toda historia real ou fictícia tem que ter lagrimas, mas que cada dificuldade encontrada, cada problema solucionado transformarão cada gota, cada suspiro em força e determinação para seguimos e fazer de nossa Betim, uma cidade mais justa, mais igualitária e mais feliz.
 
E Finalmente e me dói dizer a palavra finalmente, aqui estão às luzes que brilharam no final de todos os túneis, são vocês, pessoas queridas e amadas, que não vou citar nominalmente para não cometer alguma injustiça, são vocês nossa fonte de inspiração, nosso ânimo, nossa esperança e a ferramenta indispensável para fazermos desse espaço e de toda nossa região e nossa cidade um lugar mais prazeroso de se viver.
 
E por fim, gostaria de agradecer a Deus, pelo Seu amor e fidelidade, que nos fez chegar até aqui. À minha família, meus amigos, a todos voluntários, a essa equipe de guerreiros que se transformou a equipe desse centro, na pessoa da Maria e da Dona Hotelina abraço a todos da nossa equipe, vocês estão sonhando juntos com toda Funarbe e todo governo municipal, serão os pilares para as novas conquistas que nos aguardam com a graça de Deus.
 
Vamos nos dedicar de corpo, alma e coração ao Frei, que esse seja um espaço de todos PARA TODOS.
 
Que Deus abençoe a cada um de vocês, Muito Obrigado pela presença e o carinho de todos!

Artigos escritos por Jaime Thalles

O pecado da mágoa

  Toda vez que alguém ou algo se choca com o bem-estar de outra pessoa, com o seu prazer, seu poder, irá imediatamente produzir a chispa da raiva. Esta poderá abrandar-se logo ou atear incêndio, dependendo do momento, das circunstâncias e a quem tenha atingido.   Estão-se falando de...
Leia mais

As vezes é preciso ficar só.

As vezes é preciso ficar só para descobrir outras pessoas dentro de nós,as vezes é preciso se esquecer para encontrar o melhor dentro de sí.   As vezes é preciso perder tudo só para ter algo de volta,as vezes é preciso desistir para recomeçar.as vezes é preciso se deparar com a morte...
Leia mais

Nosso Teresópolis na Mídia

  Todos sabem que sempre lutei pelos direitos das minorias, bem como por uma comunidade mais justa e fraterna, não seria eu, que alem de fundar e dirigir a radio Millennium e colaborador voluntario do Jornal do Terê por tanto tempo, que limitaria ou cercearia o direito a liberdade de...
Leia mais